Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

EPE espera entregar EIA de mais duas usinas do Teles Pires ainda em março

Empresa já protocolou estudos de São Manoel e Foz do Apiacás em Ibama e órgão ambiental de Mato Grosso. Usinas podem ir a leilão ainda em 2010

Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente
10/03/2010

A Empresa de Pesquisa Energética prevê a entrega de mais dois estudos de impacto ambiental de usinas do rio Teles Pires para ainda este mês. Serão protocolados os EIAs das hidrelétricas Teles Pires (1.820 MW) e Sinop (430 MW). O rio Teles Pires fica entre o Mato Grosso e o Pará. Como informou a Agência CanalEnergia, na semana passada, a EPE já havia protocolado os estudos das usinas de São Manoel e Foz do Apiacás.

São Manoel, de 700 MW, teve estudo protocolado no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. De acordo com a EPE, o Ibama terá 30 dias para avaliar o estudo. A partir do aceite, o EIA seguirá para análise técnica e consulta aos demais órgãos envolvidos no licenciamento ambiental. O prazo é de 180 dias.

A usina será instalada em área entre os biomas Cerrado e Amazônico. Foram identificadas 813 espécies da fauna terrestre, 245 espécies de peixes e 584 espécies vegetais. Já a hidrelétrica Foz do Apiacás, com 230 MW, teve o estudo entregue à Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso. Na área da usina foram encontradas 843 espécies de fauna terrestre, 193 de peixe e 535 de vegetais.

As hidrelétricas, que vão operar a fio d'água, devem ser licitadas ainda este ano, segundo as projeções da EPE. A EPE salienta que as quatro usinas alagam, em média, 0,20 quilômetros quadrados por megawatt gerado, abaixo da média nacional de 0,49 km²/MW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário