Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

América do Sul atrai indústria nuclear

Projetos de geração de energia atômica gera corrida para fornecimento de tecnologia e equipamentos

  • 18 Nov 2010
  • Valor Economico
  • Marcos de Moura e Souza
  • De São Paulo Energia nuclear



A energia nuclear pode ganhar três novos adeptos na América do Sul. Chile, Equador e Venezuela trabalham em projetos de construção de usinas atômicas para a geração de eletricidade. O interesse já atrai países que detém tecnologia nuclear e veem na América do Sul um potencial novo mercado. Para os Estados Unidos, no entanto, as pretensões energéticas de alguns governos da região causam incômodo.
Atualmente, apenas México, Brasil e Argentina têm usinas nucleares gerando eletricidade. Os três discutem — com mais ou menos ênfase — a expansão da fatia de seu átomo na matriz energética.
De acordo com a Associação Mundial Nuclear, mais de 45 países em todo o mundo estão atualmente “ativamente considerando a possibilidade de desenvolver programas de energia nuclear”. Na América do Sul, os listados são Chile, Equador e Venezuela. ABolívia, segundo disse recentemente o presidente Evo Morales, também tem interesse em ingressar na era da energia nuclear. O país, no entanto, não é citado pela associação como um dos que estão realmente empenhados na ideia de adquirir um reator.
Na região, é a Venezuela quem parece estar mais avançada. Embora seja o maior exportador de petróleo da América do Sul, o país tenta reduzir sua dependência dos hidrocarbonetos, a exemplo do que fazem países árabes ricos em petróleo. No mês passado, durante visita à Rússia, o presidente Hugo Chávez firmou com o presidente Dmitri Medvedev uma parceria energética e chegaram a um acordo para a “construção e uso de uma estação de energia atômica no território da Venezuela”. O acordo prevê a construção de uma usina nuclear com dois reatores com capacidade de gerar 1.200 megawatts, segundo a estatal nuclear russa Rosatom.
Além da Rússia, outros dois grandes fabricantes de reatores também se movimentam para se aproximar dos novatos sul-americanos em assuntos nucleares. “Nossa relação principal é com a Agência Internacional de Energia Atômica, mas França e Coreia do Sul já nos ofereceram colaboração”, disse ontem Júlio Vergara, um dos membros do Conselho Diretor da Comissão Chilena de Energia Nuclear e professor da Faculdade de Engenharia de Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Opaís assinou em setembroum acordo com a Argentina e outro, em outubro, com a França sobre treinamento, manuseio de resíduos, estudos sobre localidades para usinas e a formulação de um marco regulatório. O presidente Sebastián Piñera defende a ampliação das fontes de energia no país para garantir um crescimento anual de 6% a 6,5% pelos próximos anos. A geração nuclear seria uma nova fonte para o país dependente de gás natural cada vez mais escasso fornecido pela Argentina, do carvão e de hidrelétricas com potencial limitado de expansão.
“Temos conversado com Chile e eu mesmo já dei algumas palestras a eles”, disse ontem ao Valor o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves. “Eles estão interessados em como se organiza um órgão regulador, na formação de pessoas, em como evitar armadilhas.” Os dois países não têm, pelo menos até agora, nenhum acordo específico.
Gonçalves diz que Venezuela e Equador não buscaram apoio brasileiro para seus programas. O último assinou em agosto do ano passado um memorando de entendimento com Moscou que prevê apoio ao governo equatoriano em seus planos de desenvolver um programa de energia nuclear.
O Irã é outro país que aparece como parceiro no campo nuclear de outro pretendente sul-americano à energia nuclear: a Bolívia. No mês passado, em viagem ao Irã, o presidente Evo Morales reafirmou que pretende construir uma usina com ajuda de Teerã. “Não há nada a esconder: uma das coisas que estamos trabalhando com o Irã é, é claro, ter umausina nuclear para gerar eletricidade”, disse Morales.
Em reação às gestões de Chávez, o presidente americano, Barack Obama, disse que todos os países têm o direito de buscar fontes alternativas de energia. “Não temos nenhuma intenção nem interesse em aumentar as rusgas entre Venezuela e os EUA, mas achamos que a Venezuela precisa agir responsavelmente.” Washington disse que os direitos devem ser orientados por “tratados que estabelecem muito claramente qual o procedimento para monitoramento e segurança”.
Do ponto de vista de negócios, se os projetos da região forem a diante o Brasil, em tese, poderia vir a ser um fornecedor de serviços ou combustível. “O Brasil é um dos sete países do mundo que enriquecem urânio e um dos três, ao lado de EUA e Rússia, que possuem urânio e sabem enriquecê-los”. O país, no entanto, não exporta urânio. Se deveria passar ou não a fazê-lo é um tema que tem sido discutido no governo e entre especialistas. “Há uma grande mercado de prestação de serviços” que o Brasil poderia entrar, diz Gonçalves.
No passado, lembra ele, o ingresso de países no clube dos geradores de energia nuclear era visto com reservas e limitações. “Hoje é muito mais ‘business’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário