Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Linhão do Madeira vai atrasar ao menos três meses, estima Cteep

Linhão do Madeira vai atrasar ao menos três meses, estima Cteep

Empresa avalia que demora na emissão de licença ambiental já tornou impossível cumprir cronograma
Por Luciano Costa
Fonte MaiorFonte Menor
Crédito: gettyimages
O lote D do Linhão do Madeira, com 2.383 quilômetros de extensão, vai atrasar sua entrada em operação em ao menos três meses devido à demora na liberação das licenças ambientais pelo Ibama. A conclusão foi apresentada nesta quarta-feira (10/11) pelo presidente da Cteep, César Ramirez, durante teleconferência com analistas de mercado. A linha, que vai conectar uma subestação em Porto Velho, Rondônia, a outra em Araraquara, interior de São Paulo, vai escoar a produção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, que estão sendo implantadas no rio Madeira. A Cteep possui 51% de participação na Interligação Elétrica do Madeira, que ainda tem como sócios Furnas (24,5%) e Chesf (24,5%).
"Tínhamos como limite obter a licença (prévia) em agosto. E, se recebêssemos antes, estaríamos aptos a adiantar um pouco a operação. Agora, passando a data limite, cada mês adicional que demore a LI vai impactar, no mesmo tempo, o término do projeto", revelou o executivo.
Pelo contrato de concessão, a linha tem de estar pronta para funcionamento em fevereiro de 2012. Nas contas de Ramirez, é impossível concluir o projeto antes de maio. O executivo, porém, destaca que a Cteep não teme sofrer penalidades por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma vez que a responsabilidade pelo atraso caberia ao órgão ambiental. Ainda assim, ele afirma que a companhia deve protestar junto ao órgão regulador.
"O fato é que o tempo de concessão é diminuído conforme passa o tempo para entrada em operação. Estaremos na Aneel tentando recuperar esse tempo de concessão. Porque com isso você deixa de receber receitas futuras", afirma Ramirez. Segundo o presidente da Cteep, as últimas conversas com o Ibama criaram a expectativa de que a licença prévia saia ainda neste mês de novembro, com a licença de instalação sendo liberada em dezembro.
Leilões
O presidente da Cteep também garantiu que a copanhia estará na disputa do leilão de transmissão que será promovido pela Aneel em 9 de dezembro. Serão 685 quilômetros de linhas e dez subestações na licitação, com previsão de investimentos da ordem de R$890,9 milhões.
"Estamos olhando e vamos participar. Ainda não temos qual dos lotes (iremos disputar), mas certamente vamos estar no leilão", afirmou Ramirez. O executivo ainda lembrou que, como a maior parte dos lotes do certame é de pequeno porte, a Cteep deve acabar entrando sozinha nas licitações, sem se aliar a consórcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário