Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

EUA têm primeiro gerador verde de eletricidade movido a O2

Invenção, que já foi adotada por grandes empresas americanas, promete revolucionar a forma de gerar energia elétrica

Da redação

Fonte MaiorFonte Menor
Reprodução

Produzir energia para consumo doméstico não é mais um conceito de realização a longo prazo. O lançamento do servidor de energia ES-5000 (foto) da empresa californiana Bloom Energy promete revolucionar o mercado energético se o principal quesito do projeto for realmente eficaz: produzir energia elétrica limpa e barata a partir de biocombustíveis ou gás. O servidor, conhecido nos EUA como Bloom Box, também permite ao usuário armazenar excedentes da energia produzida.

Será então o fim da relação entre consumidores de energia e empresas distribuidoras de eletricidade? Se a geração distribuída for viabilizada comercialmente ao mercado consumidor nas próximas décadas, a resposta é sim. A tecnologia desenvolvida pela empresa que atua no rico e disputado Vale do Silício fornece 100KW de energia e custa atualmente US$800 mil. Segundo o CEO da empresa, o indiano e ex-engenheiro da Nasa, KR Sridhar, a meta da empresa é compactar as dimensões do aparelho e baratear o preço final até 3 mil dólares.

O que chama a atenção no servidor da Bloom Energy é a forma com que o aparelho gera energia. A união de três placas feitas com materiais baratos reage quimicamente com oxigênio e o combustível para produzir energia elétrica sem combustão, o que minimiza – ou quase anula – a emissão de CO2 na atmosfera. Outra vantagem é sua arquitetura modular, que permite adição de mais servidores em um mesmo conjunto sem a necessidade de grandes mudanças de layout. A empresa fabricante garante que, com a economia alcançada, o retorno no investimento é obtido em um período de três a cinco anos.

A eficácia do sistema e a geração sustentável de energia chamaram a atenção de grandes corporações. Empresas como Google, Ebay, Walmart e Coca-Cola se tornaram as primeiras compradoras de servidores da Bloom Energy, visando abastecer suas matrizes nos EUA. E a perspectiva é que o número de clientes aumente.

Na coletiva de lançamento do produto, Larry Page, co-fundador da Google, chegou a afirmar que estava entusiasmado com a possibilidade de autonomia de geração de energia que o sistema proporciona. A gigante que atua na área de buscas na internet possui, desde julho de 2008, um servidor com capacidade para produzir o equivalente a 400 KW.

Estiveram presentes no evento, realizado na Califórnia em fevereiro deste ano, o governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, e o ex-Secretário de Estado norte-americano, Collin Powell, que atualmente engrossa o Conselho de Administração da Bloom Energy ao lado do co-fundador Sridhar, T.J. Rodgers, da SunPower, e Eddy Zervigon, diretor do Morgan Stanley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário