Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

UE planeja grande rede de transmissão para eólicas offshore

Projeto promomete capacidade instalada de 40GW até 2020 e 80GW em 2030

Da redação

Fonte MaiorFonte Menor
Reprodução



Um consórcio composto por dez empresas europeias firmou em Londres a criação de uma rede elétrica pan-europeia que conectará os grandes parques marinhos construídos tanto por governos de vários membros da UE como pelo setor privado. A nova organização se denomina Amigos da Super Rede (FOSG, na sigla em inglês).

Segundo os membros do consórcio, a Super Rede é definida como um "sistema de transmissão elétrica, baseado em corrente contínua, projetado para facilitar a geração em larga escala de energia sustentável em áreas remotas para transmissão em centros de consumo. Um de seus principais atributos será a interligação do mercado na eletricidade".

O pool de investidores é composto por empresas que já atuam no setor de geração de energia, tanto na criação das infraestruturas de alta tensão de corrente contínua, como na criação das tecnologias necessárias ao projeto. Seus membros são 3E, Areva T&D, Deme Blue Energy, Elia, Hochtief Construction AG, Mainstream Renewable Power, Parsons Brinckerhoff, Prysmian Cables & Systems, Siemens e Visser & Smit Marine Contracting.

A promoção da Super Rede recebeu forte respaldo em setembro de 2009 por parte da Associação Eólica Europeia (EWEA, na sigla em inglês), que apresentou o plano "Oceans of Opportunity" (algo como Mar de "Possibilidades"). O documento expõe com detalhes as redes necessárias para o empreendimento conseguir gerar 40GW em 2020 e mais que o dobro do mesmo volume em 2030.

Tanto FOSG como EWEA exigem a publicação, por parte da Rede Europeia de Operadores dos Sistemas de Transmissão (Entso-E), de um plano de desenvolvimento de infraestruturas para poder integrar os 40GW previstos em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário