Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Sistema de Apoio à Decisão Desenvolvido pelo CPqD


O CPqD concluiu, em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), um projeto de pesquisa e desenvolvimento de metodologia e software para análise das condições do parque de medidores monofásicos residenciais. Na prática, o estudo permite identificar se a ação do tempo está comprometendo o desempenho metrológico dos equipamentos. A manutenção preventiva ou substituição programada dos aparelhos avaliados asseguram níveis adequados de qualidade e continuidade ao processo de medição.
O projeto, realizado com a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estabeleceu a inferência estatística sobre a suposta precisão dos medidores e o impacto no estudo de perdas comerciais. “A partir do universo de medidores, foi definido o modelo estatístico para determinar o número mínimo de equipamentos que seriam avaliados. Os aparelhos foram retirados em campo, calibrados e os respectivos resultados de medição processados por ferramentas estatísticas”, comenta o coordenador do projeto pelo CPqD, Celso Saraiva.
O trabalho dos especialistas do CPqD também resultou em um software. O aplicativo, a ser empregado como ferramenta de gestão e de tomada de decisões na substituição dos equipamentos, tem a finalidade de estabelecer o número mínimo de amostras e os limites aceitáveis, por famílias de medidores. O software incorpora todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Inmetro, incluindo tabelas e grupamento de amostras previstas nas normas de amostragem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O gestor de Unidade de Planejamento e Controle de Medição de Energia da Celpe, Bruno Agra, explica que a nova metodologia preenche uma lacuna existente no segmento elétrico. “As empresas do setor passam a dispor de uma ferramenta com embasamento estatístico para avaliação da qualidade de seus medidores em uso, antecipando as novas regulamentações do Inmetro”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário