Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

ABB fornecerá solução em transmissão para a Eletronorte

São Paulo, 17 de Novembro de 2010 - 09:00

ABB fornecerá solução em transmissão para a Eletronorte

Contrato foi fechado por US$20 milhões; instalação será concluída até 2012
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
A ABB fechou contrato no valor de US$20 milhões, com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). A empresa fornecerá um compensador estático de reativos (SVCs) que ajudará a melhorar a capacidade e a confiabilidade do fornecimento de energia no Maranhão, região Nordeste do Brasil. A instalação do sistema deverá ser concluída até 2012.
A ABB é responsável pelo projeto, fornecimento, instalação e entrada em operação da unidade SVC em São Luís, impulsionando, dessa maneira, o fornecimento de eletricidade por meio das linhas de transmissão existentes de 230kV, para melhorar o controle da tensão e o desempenho do sistema de 500kV durante contingências. A nova unidade funcionará também como uma central, controlando o equipamento instalado anteriormente na subestação São Luís I. 
O SVC faz parte da família de tecnologias FACTS (sistemas flexíveis de transmissão de corrente alternada) da ABB, que aumentam a capacidade, a segurança e a flexibilidade dos sistemas de transmissão de energia e trazem uma contribuição importante para o desenvolvimento de redes elétricas inteligentes. A empresa que, anteriormente, já forneceu a tecnologia à Eletronorte, executa o projeto do SVC de Vilhena, em Rondônia.
“Essa solução tecnológica permitirá o fluxo de mais energia pelas linhas de transmissão existentes e também irá aprimorar a estabilidade da rede elétrica”, declarou Martin Gross, diretor mundial de Sistemas de Redes Elétrica na divisão de Sistema de Potência da ABB, lembrando que a ABB é líder global no setor em expansão de FACTS, com mais de 700 instalações deste tipo em operação ou em construção no mundo.
De acordo com a companhia, as tecnologias FACTS permitem que mais energia chegue aos consumidores com impacto ambiental mínimo, custos de investimento menores e tempos de implementação mais curtos em relação à alternativa tradicional de construir novas linhas de transmissão ou usinas de energia. Elas também ajudam a cuidar dos problemas de estabilidade de frequência e tensão, e permitem que o sistema de transmissão funcione com mais eficiência.


http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=5023&id_tipo=2&id_secao=11&id_pai=0&titulo_info=ABB%20fornecer%26aacute;%20solu%26ccedil;%26atilde;o%20para%20a%20Eletronorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário