Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Consumo de energia continua com crescimento forte, diz ONS

Órgão atribui alta de 5,8% na carga à trajetória de recuperação da indústria


São Paulo, 04 de Novembro de 2010 - 18:30



O Operador Nacional do Sistema continua enxergando na carga de energia (que soma consumo e perdas na rede) um movimento de "forte recuperação" frente aos resultados de 2009. O comportamento é atribuído principalmente à produção industrial, que retoma a força após a crise financeira internacional. Em outubro, a carga cresceu 5,8% frente ao mesmo mês de 2009. Nos últimos 12 meses a alta é de 9,2% na comparação com o mesmo período anterior e, ante setembro deste ano, foi registrada queda de 0,6%.
De acordo com o ONS, a taxa de crescimento em outubro caiu, se comparada com a de outros meses, devido à base de comparação, uma vez que em outubro de 2009 o País já iniciava um movimento de recuperação econômica. A baixa frente a setembro é explicada pelas elevadas temperaturas registradas nesse mês, acompanhadas por um longo período de estiagem, o que levou a um aumento expressivo do uso de refrigeração e irrigação.
Subsistema Sudeste/Centro-Oeste
Os valores de carga verificados na região mostram uma variação positiva de 6,1% em relação aos valores do mesmo mês de 2009 e de 10,2% nos últimos 12 meses. Frente a setembro, outubro registrou queda no consumo de energia de 2,2%.
A alta na comparação com 2009 é explicada pelo ONS pela "continuidade do crescimento econômico impulsionado pela retomada da produção industrial". Já a baixa de setembro para outubro é atribuída ao calor e às estiagem, que aumentaram o uso de aparelhos de ar-condicionado e serviços de irrigação, grandes consumidores de energia.
Subsistema Sul
A região teve uma expansão de 4,2% na carga de energia quando comparado ao ano passado e de 7,3% nos últimos 12 meses. De setembro para outubro, a alta foi de 0,5%. "O comportamento da carga do subsistema foi baseado na continuidade do crescimento industrial, acompanhando o ocorrido no subsistema SE/CO e no desempenho da indústria", analisa o ONS.
Subsistema Nordeste
O crescimento da demanda por energia na região foi de 5,4% na comparação com outubro de 2009 e de 4,8% quando tendo como base o mês de setembro deste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva é de 9,1%. O relatório do ONS aponta um aumento na produção industrial local a partir do segundo semestre de 2009, intensificado em 2010. O aumento de renda da população local também é lembrado para explicar a maior carga.
Subsistema Norte
Os valores de carga para o subsitema indicam uma variação positiva de 8% em relação aos valores de outubro de 2009 e de 6,2% nos últimos 12 meses. Na comparação com setembro, outubro representou uma queda de 0,5% na demanda. Na região, o desempenho da carga é explicado pelo operador do sistema com base "no incremento de produção dos grandes consumidores eletrointensivos conectados à Rede Básica, que detém uma expressiva participação na carga desse subsistema". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário