Ao mesmo tempo, importações de equipamentos de GTD apresentam alta
Por Luciano Costa
São Paulo, 28 de Outubro de 2010 - 18:35
A forte valorização do real frente ao dólar tem inibido as exportações brasileiras no setor de energia elétrica e eletrônicos em geral, além de impulsionar as importações. A conclusão é da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que divulgou nesta quinta-feira (28/10) a balança comercial dessa parcela da economia brasileira.
A indústria de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD) apresentou exportações de R$540,6 milhões entre janeiro e setembro, que representa uma retração de 9,6% nos pedidos. A Abinee destaca ainda que o ano de 2009, base de comperação, ainda sofria os efeitos da crise financeira internacional. Pegando-se 2008 como base, a queda de vendas externas teria sido de 15,9%.
As importações cresceram quase no mesmo ritmo em que os contratos para o exterior diminuíram. Entre janeiro e setembro, o recuo frente a igual período de 2009 foi de 8,6¨%, com importações de R$359,4 milhões. Tendo 2008 como base de comparação, a queda teria sido de 2,6¨%.
Clique aqui para acessar o balanço completo da Abinee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário