Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Real forte derruba exportações do setor de energia

Ao mesmo tempo, importações de equipamentos de GTD apresentam alta
Por Luciano Costa
São Paulo, 28 de Outubro de 2010 - 18:35

A forte valorização do real frente ao dólar tem inibido as exportações brasileiras no setor de energia elétrica e eletrônicos em geral, além de impulsionar as importações. A conclusão é da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que divulgou nesta quinta-feira (28/10) a balança comercial dessa parcela da economia brasileira.
A indústria de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD) apresentou exportações de R$540,6 milhões entre janeiro e setembro, que representa uma retração de 9,6% nos pedidos. A Abinee destaca ainda que o ano de 2009, base de comperação, ainda sofria os efeitos da crise financeira internacional. Pegando-se 2008 como base, a queda de vendas externas teria sido de 15,9%.
As importações cresceram quase no mesmo ritmo em que os contratos para o exterior diminuíram. Entre janeiro e setembro, o recuo frente a igual período de 2009 foi de 8,6¨%, com importações de R$359,4 milhões. Tendo 2008 como base de comparação, a queda teria sido de 2,6¨%.
Clique aqui para acessar o balanço completo da Abinee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário