Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

São Paulo, 10 de Novembro de 2010 - 09:00

Alstom Grid fornecerá para transmissora sueca

Soluções vão gerenciar quatro operadoras do sistema de transmissão nórdico
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
A Alstom Grid assinou, no último dia 3, contrato com a operadora do sistema de transmissão elétrico sueco, Svenska Kraftnät, para fornecimento de um novo sistema de gestão de energia (EMS, na sigla em inglês) para a rede nacional da Suécia. O contrato prevê a entrega do trabalho em 22 meses.
O novo sistema será baseado no pacote de software e-terra da Alstom Grid, construído sobre uma plataforma de TI de alta performance e design seguro, com solução de gestão de segurança e eventos (SEM). Dessa forma, a transmissora terá uma interface com o usuário para controle de situações, um modelador de dados (CIM) e uma solução para sistemas de aquisição de dados de área extendida (WAMS) para estabilidade em tempo real.
Interfaces adicionais para as aplicações internas da Svenska Kraftnät, como o simulador rápido Aristo, também permitirão à empresa simplificar o planejamento, treinamento e processos de negócios dentro de sua organização.
Segundo a Alstom Grid, esse sistema de gestão de energia, de arquitetura aberta, permitirá à rede de energia sueca se ajustar melhor às futuras mudanças no mercado de eletricidade nacional e europeu, a fim de gerenciar desafios de rede como a integração da energia renovável e a interconexão com outras redes europeias.
O novo EMS será instalado no centro nacional controle, na cidade de Sundbyberg, e no centro regional de controle, em Solleftea. Essas duas salas são responsáveis pelo gerenciamento da rede de energia da Suécia, que consiste em 15 mil quilômetros de linhas de 220kV e 400kV, interconectores de fronteiras (CA e CC) e subestações. Essa rede nacional e seu sistema associado SCADA/EMS de supervisão e gestão de rede são de vital importância para a Suécia e, portanto, são regulados estritamente segundo os interesses de segurança nacional.
“Estamos comprometidos em nos tornarmos uma forte parceira na rede elétrica sueca e para todos os mercados de energia escandinavos” afirma Jean-Michel Cornille, vice-presidente sênior de automação. da Alstom Grid “Ao trabalharmos com nossos clientes no reforço da segurança e confiabilidade, temos a satisfação de apoiar ativamente a transformação de suas redes elétricas nas redes inteligentes (smart grids) de amanhã."
Uma vez concluído o projeto, as soluções gerenciarão quatro operadoras do sistema de transmissão (TSOs) nórdico (Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia). Em 2009, a empresa também colocou em operação o sistema nórdico de informação de operações (NOIS), que facilita o compartilhamento de dados operacionais de missão crítica entre as TSOs da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário