Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Turbina trincada de Itaipu passará por reparos durante até sete meses

Turbina trincada de Itaipu passará por reparos durante até sete meses

Segunda a companhia, paralisação não irá prejudicar a produção
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
Crédito: Divulgação
A turbina que foi encontrada trincada durante manutenção na hidrelétrica binacional de Itaipu ficará com o funcionamento interrompido por cerca de seis ou sete meses. Afirmação foi feita nesta sexta-feira (12/11), pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
Segundo o executivo, a produção de energia elétrica da usina não será comprometida com a descoberta de rachaduras em uma das turbinas de geração. A hidrelétrica passa por análises preventivas a cada seis meses, um ano, dois anos e quatro anos, de acordo com o tipo de vistoria.
O Tratado de Itaipu determina o funcionamento de, no máximo, 18 turbinas simultaneamente. Duas sempre ficam paradas, acompanhando o cronograma periódico de manutenção. É o Operador Nacional do Sistema (ONS) quem estabelece a quantidade de máquinas que devem funcionar, de acordo com o volume de energia necessário. “Tem hora que a gente opera com 14 máquinas, 15 ou 16. Não há necessidade das 18 operarem de forma simultânea”, explicou Samek.
A unidade geradora de número 6 está desligada desde 21 de outubro, depois de detectada a necessidade de reparos no anel da turbina. De acordo com Itaipu, o equipamento pesa 300 toneladas e estava há 23 anos em operação.

http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=5016&id_tipo=3&id_secao=3&id_pai=2&titulo_info=Itaipu:%20reparo%20em%20turbina%20dura%20at%26eacute;%207%20meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário