Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

BP negocia entrada no pré-sal


  • 11 Mar 2010
  • Valor Economico
  • Guy Chazan e Jeff McCracken
  • The Wall Street Journal

A gigante petroleira britânica BP é a principal candidata a comprar um conjunto de ativos da americana Devon Energy, numa transação de mais de US$ 5 bilhões que levaria a BP às cobiçadas novas regiões produtoras na costa brasileira. O acordo, que deve ser anunciado nos próximos dias, também reforçaria a posição dominante da BP no Golfo do México e lhe daria participação no Canadá.


A Devon, com sede em Oklahoma, não tem recursos para desenvolver todos os seus projetos. Outros interessados, como a China National Offshore Oil (Cnooc) e Chevron também disputam a aquisição, mas é pouco provável que consigam superar a BP, segundo fonte do setor.

A BP já é a maior produtora do Golfo do México, com 500 mil barris/dia. No ano passado, descobriu um campo gigantesco na região, o Tiber, após perfurar o poço mais profundo do mundo, com 10.600 metros. Mas a petroleira britânica até agora não tem ativos na costa brasileira, onde foram descobertas algumas das maiores e mais profundas jazidas das últimas décadas, no pré-sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário