Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Brasil é porta de entrada para Lanxess na cogeração de energia

Usina a biomassa em Porto Feliz (SP) é a primeira de quatro previstas para 2010

Por Luciano Costa, de Porto Feliz (SP)*

A Lanxess, que atua no setor químico, inaugurou nesta terça-feira (09/03) sua primeira planta de cogeração de energia elétrica. A usina possui 4,5MW de capacidade instalada e vai utilizar bagaço de cana-de-açúcar como combustível. Os investimentos na unidade consumiram R$20 milhões ao longo de 16 meses de execução do projeto – sendo que 80% dos recursos foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o membro do Conselho de Administração da companhia Rainier Van Roessel, a unidade inaugurada em Porto Feliz, interior de São Paulo, servirá como modelo para outros empreendimentos que a Lanxess pretende instalar ao redor do mundo. A empresa, que está presente em 23 países, tem mais três projetos em cogeração para serem lançados ainda neste ano.

“Temos uma usina na Bélgica que já está sendo construída e será inaugurada ainda este ano. Ainda temos mais duas unidades na Índia que terão as obras inciadas também em 2010”, adianta Roessel. Segundo o executivo, outros projetos serão avaliados e podem sair do papel, mas ainda não há previsão de uma nova planta no Brasil.

A usina, que terá sua energia utilizada na própria fábrica da Lanxess, tem como destaque a eficiência. De acordo com Roessel, o índice é de 90%. “Os especialistas sabem que empreendimento deste tipo tem um nível de eficiência entre 30% e 70%. Utilizamos uma tecnologia avançadíssima para chegar a este ponto”, diz o executivo.

“Os conceitos de sustentabilidade ambiental e econômica caminham juntos em projetos como esse, que implicam em ganho de competitividade”, conclui Marcelo Lacerda, CEO da companhia no Brasil. Ele destaca também a redução de emissões de CO2 da planta, calculada em aproximadamente 44 mil toneladas por ano.

* O repórter viajou à convite da Lanxess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário