Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Petrobras descobre novo campo de óleo leve em SE

  • 17 Mar 2010
  • Valor Economico
  • Claudia Schüffner
  • Do Rio

A Petrobras anunciou ontem mais uma descoberta de petróleo perto de uma área onde já tem estrutura montada de produção na bacia de Sergipe, o que reduz custos e eleva a velocidade de exploração. A empresa informou que descobriu uma acumulação de óleo leve com potencial de reservas estimado em 15 milhões de barris. Trata-se de um volume recuperável pequeno comparado aos gigantes do pré-sal, onde a menor estimativa de reservas até agora— emGuará, na bacia de Santos— varia entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris.

Dada a proximidade com Piranema (que fica a 28 Km do litoral sergipano), a empresa estuda mais um furo na área e quer interligar o novo poço à plataforma que opera em Piranema. A estatal desenvolve um plano, batizado de “Planóleo”, para intensificar a exploração em áreas próximas àquelas onde já produz.

Na área próxima a Pampo, na bacia de Campos, a estatal estimou que o reservatório tem 25 milhões de barris de reservas recuperáveis. A Petrobras informou que os resultados do “Planóleo” permitirão “aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir os custos e agilizar a produção de novos volumes de óleo”. Somente Sergipe receberá R$ 1,5 bilhão em investimentos da área de exploração e produção, além dos US$ 131 milhões na Fafen (fábrica de adubos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário