Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

São Paulo, 18 de Março de 2010 - 18:48

Eletrobrás entrará em leilão com subsidiárias e terá 49% de Belo Monte

Cada consórcio na disputa pela usina terá duas empresas do grupo entre seus membros

Por Luciano Costa, de Porto Velho (RO)*

Fonte MaiorFonte Menor
Agência Brasil

A Eletrobrás definiu como se dará sua participação no leilão da hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu (PA). Segundo o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a decisão foi tomada nesta quinta-feira (18/03). Quatro subsidiárias da estatal estarão no certame, duas em cada um dos dois grupos que devem disputar a usina. Chesf, Eletronorte, Eletrosul e Furnas foram as escolhidas pela holding para a licitação, mas ainda não há a definição de quais estarão juntas e em quais consórcios.

Até agora, dois grupos já se formaram para disputar o empreendimento. De um lado, as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht lideram o primeiro consórcio. Andrade Gutierrez, Vale, Neoenergia e Votorantim vão disputar na outra ponta. "Está tudo preparado, estamos aguardando os grupos se formarem. Nossa expectativa é de que o certame vai ser um sucesso. Ainda há tempo e tudo pode acontecer, mas tudo caminha para termos dois consórcios na disputa, o que é muito bom", afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

A usina teve o orçamento aprovado pelo Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira (17/03). O valor da construção da hidrelétrica foi fixado pelo tribunal em R$19 bilhões, enquanto que o preço-teto para o leilão ficou em R$83 por MWh. Na avaliação da Alstom, que inaugurou nesta quinta uma fábrica em Rondônia que tem como uma das metas fornecer equipamentos para as usinas do Norte, como Belo Monte, o valor é insatisfatório. "Precisamos ainda ter acesso a todos os dados, mas, a princípio, o custo está baixo, tanto o da usina quanto o da tarifa", avaliou Philippe Delleur, presidente do grupo no Brasil.

A Aneel também aprovou nesta quinta o edital do leilão de Belo Monte. O certame ocorrerá em 20 de abril, por sistema eletrônico, em ambiente fechado, na sede da agência, em Brasília. As inscrições serão feitas on-line, nos dias 13 e 14 de abril de 2010.

A UHE de Belo Monte terá capacidade instalada de 11.233MW, com geração de 4.571MW médios de garantia física. O empreendimento será composto por três sítios distintos (Belo Monte, Bela Vista e Pimental. O vertedouro principal e a casa de força secundária, com seis turbinas Bulbo e potência total de 233,1 MW, ficarão em Pimental. A casa de força principal, com 18 turbinas Francis com capacidade total de 11 mil MW, será instalada em Belo Monte. O vertedouro complementar ficará no Sítio Bela Vista. As duas casas de força serão instaladas no município de Vitória do Xingu (PA).

O percentual de energia a ser negociado no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) será de, no mínimo, 90%, caso não haja participação de autoprodutores na sociedade de propósito específico, enquanto que o remanescente poderá ser destinado ao mercado livre. Se houver autoprodutor, a parcela para o mercado regulado deve ser de, no mínimo, 70%, sendo que, obrigatoriamente, no mínimo 10% deverão ser destinados a estes agentes.

* O repórter viajou a convite da Alstom

** Nota da redação: a reportagem foi alterada às 20h04 para inclusão de informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário