Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Usina solar da MPX inicia obras em março

Projeto piloto no Ceará terá 1MW, com possibilidade de expansão até 5MW

Da redação

Fonte MaiorFonte Menor
Getty Images


O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou na última sexta-feira (5/03) que a usina solar que a MPX implantará no município de Tauá terá suas obras iniciadas "ainda no mês de março". Gomes esteve reunido com representantes da empresa no palácio do governo.

A planta, que será a primeira de geração solar da América do Sul, terá capacidade instalada de 1MW. O projeto aprovado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda prevê a possibilidade de expansão até 5MW. O empreendimento receberá investimento de R$12 milhões, com apoio do governo cearense, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da prefeitura de Tauá.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) já emitiu a licença provisória para o projeto. A licença ambiental definitiva está prevista para os próximos dias. O primeiro módulo, onde as placas fotovoltaicas serão instaladas, terá uma área ocupada de dois hectares. O projeto total chega a 204 hectares. No momento, a MPX negocia a contratação dos painéis e dos serviços de construção e montagem dos equipamentos.

A energia produzida pela planta será vendida no mercado livre e ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo Paulo Monteiro, diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX, o negócio é visto como importante plataforma de crescimento de longo prazo para a empresa. "O preço da energia solar está em trajetória de queda e, no futuro, ela poderá ganhar competitividade em comparação com outras fontes. Portanto ganha a MPX, ganha o Ceará e ganham os usuários", afirma o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário