Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Imagem lança solução integrada para smart grid

Sistemas de gestão de rede oferecem diversas formas de controle e monitoramento à distância

Dayanne Jadjiski, da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia
11/03/2010

As redes inteligentes, comumente chamadas smart grid, vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Pensando nisso, a Imagem, cujo foco é a geotecnologia para a otimização de gestão, está lançando um conjunto de soluções para a gestão de rede de energia com este conceito de rede que disponibiliza a energia de acordo com a demanda do consumidor. A tecnologia envolve integração de funcionalidades de gestão da rede com diversas formas de controle e monitoramento à distância.

Entre os módulos da solução estão os sistemas de gestão de distribuição, que identifica automaticamente a melhor forma para restabelecer o fornecimento, módulos de supervisão e controle de chaves telecomandadas, além de leitura remota dos medidores. De acordo com o diretor comercial da Imagem, Gustavo Dias, esta série de soluções foi desenvolvida pela Imagem, em parceria com a companhia espanhola, Telvent. "Nós somos representantes no Brasil dessa empresa, que conseguiu montar sobre o nosso sistema de informação geográfica uma ferramenta completa de produtos para smart grid", explica.

Estes sistemas identificam e avisam sobre as quedas de energia que ocorrem e, após a definição de um caminho alternativo, o redirecionamento do fluxo de energia é feito à distância pelo módulo de controle das chaves. Para o executivo, o Brasil vive um momento de mudanças na distribuição de energia. "Hoje temos medidores eletrônicos, e temos os sistemas de informação das utilities, que efetivamente fazem com que uma rede possa operar com toda essa inteligência. São ferramentas cada vez mais poderosas de cálculo e análise de rede para que se mantenha o equilíbrio na rede de distribuição, e antes não tínhamos isso", avalia.

No desenvolvimento desta solução, a Imagem trabalha com os sistemas que envolvem mapas. Quando um sistema de controle geográfico é montado é necessário ter, segundo Dias, uma base de dados, na qual se tem todo o contexto de uma cidade, como ruas, viadutos e casas, além da rede com postes, cabos, transformadores, entre outros. "Estas informações, em forma de mapa, são utilizadas pelas utilities para tomar as decisões sobre a regulagem das cidades e a montagem destes sistemas de informações geográficas é a área em que atua a Imagem", explica.

De acordo com o executivo, com a tecnologia smart grid é possível ter maior domínio sobre a rede e racionalizar o uso da energia que está sendo distribuída. "Esse é o caminho para que consigamos ter uma melhor distribuição de energia", afirma o executivo. Os produtos da Imagem são exportados para países da União Europeia e Oriente Médio. Entre os clientes brasileiros da Imagem relacionados ao setor elétrico estão AES Eletropaulo, AES Sul, empresas do grupo Neoenergia e Copel.

No mercado de tecnologia desde 1986 e há três anos direcionando o seu foco também para o setor deutilities, a Imagem obteve faturamento no ano passado de aproximadamente R$ 55 milhões. A meta de crescimento da empresa para o biênio 2010/2011 é entre 15% e 20%. "Esperamos que este ano seja bastante positivo. As empresas perceberam que são necessários investimentos na rede, e a tecnologia é o caminho para que elas consigam atender cada vez mais e melhor as exigências do agente regulador e as demandas do próprio mercado". finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário