Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010


Cineasta compra briga contra Belo Monte

James Cameron visitou o Xingu e se reuniu com comunidades locais
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
Reprodução
O cineasta James Cameron (à direita), diretor de Avatar, filme que alcançou a maior bilheteria da história, esteve esta semana na região do Xingu, no Pará, onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW). Cameron percorreu de barco toda a Volta Grande do Xingu e ainda participu de uma reunião com representantes da Defensoria Pública do Estado e da cidade de Altamira, de diversas organizações não-governamentais (ONGs) e representantes de comunidades locais que serão afetadas pela obra da usina.
Após ouvir as manifestações de lideranças indígenas contra a construção de Belo Monte, o cineasta afirmou que procurará "alertar, por meio da imprensa internacional, quanto aos grandes riscos envolvidos no projeto". Cameron não é a primeira celebridade a apresentar críticas ao projeto da hidrelétrica. O cantor Sting já havia afirmado, no final do ano passado, que a usina poderia "não ser uma boa ideia do ponto de vista ecológico" e aconselhado o País a procurar alternativas ao projeto.
Grupo de estudos - Presente à reunião da qual Cameron participou, o defensor público geral do Pará, Antônio Roberto Cardoso, afirmou que determinará a constituição de um grupo de estudos especial para analisar o empreendimento. Os representantes do grupo irão analisar os relatórios de impacto ambiental da usina e documentos apresentados por pesquisadores independentes para apresentar o posicionamento da instituição frente à questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário