Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010


Eólicas dominam cadastro para leilão de renováveis

Certame recebe inscrição de 478 usinas que somam 14.529MW; eólicas respondem por 72% dos projetos
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
Crédito: GettyImages
O leilão de energia de reserva, que será promovido pelo governo no primeiro semestre deste ano, recebeu o cadastro de 478 projetos quem totalizam 14.529MW em capacidade instalada. O certame vai contratar usinas eólicas, a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Porém,  quem se sobressaiu foi a energia dos ventos. Foram 339 empreendimentos eólicos, em um total de 10.569MW de potência, que representa 72% do total cadastrado junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Os investidores, que tiveram até a tarde desta segunda-feira (26/04) para enviar seus projetos à EPE, ainda inscreveram 61 usinas movidas a biomassa, somando 3.706MW, e 18 PCHs, que representam 255MW. Das unidades a biomassa, 90,1% utilizarão como combustível o bagaço de cana. Os demais projetos aproveitam resíduos de madeira e o capim elefante.


Para o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o leilão de reserva se segue ao da hidrelétrica de Belo Monte, promovido no último dia 20, para mostrar a disposição do País em utilizar preferencialmente fontes renováveis de energia. "É importante observar que tanto a fonte eólica quanto a biomassa de cana-de-açúcar são complementares à geração hidrelétrica", ressalta o executivo.
O certame vai separar as fontes por produtos, para que a concorrência entre elas não seja direta. As usinas a biomassa serão dispostas em três produtos, sendo um com início da operação em 2011, outro em 2012 e o último em 2013. Já as plantas eólicas e PCHs terão início de fornecimento em 2013.
Agora, a EPE analisa o projeto e a documentação entregue pelos empreendedores para, com base em suas normas técnicas, conceder habilitação àqueles que atendem seus critérios. A habilitação técnica é exigida para a participação no leilão.
Na fase de cadastros, destacou-se o Rio Grande do Norte, que recebeu o maior número de empreendimentos. Foram 133 centrais eólicas (3.869MW) e uma térmica a biomassa (48MW). Em segundo lugar aparece o Ceará, com 106 eólicas (2.348MW). Dentre as usinas a biomassa, São Paulo foi quem recebeu o maior número de cadastros, com 32 usinas (1.873MW). Já as PCHs se concentraram em Santa Catarina, com 8 plantas que somam 94MW em potência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário