Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hidrelétricas terão incentivo para ampliar capacidade de geração

As usinas hidrelétricas brasileiras receberão incentivo econômico para expandir a atual capacidade instalada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai propor, até junho de 2011, um modelo a partir do qual pretende disciplinar a fórmula de incentivo para esse tipo de investimento. Como toda a conta do setor elétrico, essa também deverá ser paga pelos consumidores. Com o mecanismo, a agência espera estimular investimentos que resultem no aumento de 4.600 MW da capacidade instalada no país, mais do que uma usina do rio Madeira. O número é apenas uma projeção, podendo ser maior.
LEO PINHEIRO/VALORHermes Chipp, diretor-geral do ONS: até 2014, país tem folga de 35% a 40% nas usinas para atender horários de pico
A principal vantagem é o ganho de nova energia para abastecer o país, sem os impactos ambientais e sociais de uma usina nova. Outra vantagem é o aumento da confiabilidade do sistema elétrico nos chamados “horários de pico’’, período entre às 18h e 21h, em que o consumo de energia dispara no país.
O Operador Nacional do SistemaElétrico (ONS), responsável pela gestão do setor elétrico nacional, afirma que o país tem hoje capacidade instalada para abastecer o chamado “horário de pico”, mas reconhece que o estímulo para ampliar a capacidade atual dará mais confiabilidade ao sistema.
Hoje, o país tem uma base instalada total (hidrelétricas, termelétricas, eólicas e nuclear) de 110 mil MW, e a carga necessária para energizar a rede é, em média, de 55 mil MW. Mas o aumento da demanda tende a expandir a necessidade nos horários de ponta. Em fevereiro, o país atingiu picos de consumo superiores a 70 mil MW.
Segundo Hermes Chipp, diretor-geral do ONS, até 2014 o país temfolga de35% a 40% nas usinas para atender o horário de alto consumo. Isso se reduz bastante no período seco, quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos, momento em que a demanda nos horários mais críticos é abastecida com as termelétricas. “Mesmo assim, não temos problemas para atender o “horário de pico”, mascriar um incentivo para expandir essa base é uma iniciativa positiva’’, afirma Chipp.
Rui Altieri, superintendente de regulação dos serviços de geração da Aneel, disse que não há definição quanto à fórmula do incentivo, mas citou alternativas como a relação de leilões para compra de potência em usinas que queiram investir na expansão de capacidade, ou por tarifa ou por encargos.
Essa mudança pode abrir espaço para investimentos de geradores que estão parados há anos, caso da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). A Cesp pode elevar em quase mil MW a capacidade atual, com projetos de montagem das quatro máquinas finais em Porto Primavera e as três finais em Três Irmãos. A estatal não fala sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário