Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Preocupada com o mercado eólico, Vestas programa três mil demissões

São Paulo, 27 de Outubro de 2010 - 18:00
Da redação


Crise europeia e incerteza regulatória faz companhia reduzir previsões para o ano



A dinamarquesa Vestas, que atua globalmente na produção de aerogeradores para energia eólica, mostra preocupação com o cenário para a fonte na Europa em 2011. Embora ainda mantenha as mesmas expectativas para 2010, a companhia vai reduzir os investimentos neste ano de 1 bilhão de euros anteriormente anunciados para 900 milhões.
A previsão é de que o ano termine com contratos fechados quem somem entre 8.000MW e 9.000MW. O mercado da Vestas concentra-se atualmente na Europa, onde foram fechados 50% dos acordos, enquanto as Américas responderam por 30% e a Ásia e a região do Pacífico por 20%.
Com os problemas da economia na região europeia, a dinamarquesa enxerga em 2011 um cenário de "altas incertezas de mercado" e "concorrência acirrada". Por isso, a companhia deve anunciar até o final deste ano mudanças em seu modelo de negócios e em sua contabilidade, o que também pode interferir nos números dos próximos trimestres.
Segundo a Vestas, uma série de componentes sofreu reajustes de preço em 2010 - o que deve continuar acontecendo e afetando a rentabilidade dos novos projetos. A empresa também destaca os déficits no orçamento de diversos países europeus, o que tem prejudicado as vendas e reduzido lucros absolutos no continente. Em contratos, a expectativa é de fechar negócios entre 7.000MW e 8.000MW durante o ano, o que já ficaria abaixo do desempenho de 2010.
Com essa previsão de menor atividade na Europa, a Vestas tomou a decisão de reduzir seu excesso de capacidade de produção na região. Segundo a companhia, o crescimento eólico europeu em 2011 não atenderá suas expectativas. Por isso, a Vestas iniciou negociações para fechar fábricas no continente. O primeiro país atingido será justamente a Dinamarca sede da companhia, onde os custos são maiores. A Vestas também vai cortar cerca de 3 mil empregos em sua sede e em outros países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário